A importante horaria concedida pelo Poder Legislativo, é aprovada em plenário por unanimidade, a propositura é do Vereador Cristhian Chagas (PSDB), que reconhece a dedicação e o trabalho do maestro na promoção da cultura e da educação musical no município.
Nascido em Passo de Camaragibe, Alagoas, José Prazeres chegou a Porangatu em 1997, convidado pelo então maestro da Banda Municipal, Silvio de Brito Cavalcanti. Desde então, ele tem se destacado como músico, professor e maestro, formando gerações de artistas e contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade.
Atualmente, José Prazeres acumula as funções de maestro da Banda Municipal Maestro Silvio de Brito Cavalcanti e professor e maestro da Banda do Colégio Militar (CEPMG) Tomaz Martins da Cunha. Seu trabalho tem sido fundamental para incentivar crianças e adolescentes no desenvolvimento artístico-musical, reforçando o papel da música como ferramenta de educação e inclusão social.

Uma vida dedicada à música e à educação
O vereador Cristhian Chagas, autor do Projeto de Decreto Legislativo n.º 3/2025, destacou a importância do maestro para a cultura local. “José Prazeres é um exemplo de dedicação e compromisso com a música e a educação. Seu trabalho tem transformado vidas e contribuído para o enriquecimento cultural de Porangatu”, afirmou Chagas, ao Portal Câmara.
O título de Cidadão Porangatuense será entregue pessoalmente ao maestro em uma sessão solene da Câmara Municipal, a ser realizada em data oportuna. A honraria é um reconhecimento à trajetória de José Prazeres, que, ao longo de quase três décadas, tem se dedicado a promover a arte e a cultura na cidade.
Por: Marcelo Toler – Comunicação
Foto: Paulo César – Comunicação