Na manhã desta quinta-feira, 23/01, o Vice-Presidente da Câmara, Rafael Miguel (REPUBLICANOS), acompanhado dos vereadores Lucas Frentas (PSD), Edmilson Andrade (UB) e Diácono Odair De Amorim Teixeira (PSB), prestigiaram ato de entrega de uma nova ambulância (Renault Master Gran Furgão 2024) para o SAMU, na Secretaria Municipal de Saúde, veículo, doado pelo Ministério da Saúde, no valor de R$: 289 mil reais, que estará disponível na Unidade de Suporte Avançado (USA) , equipado com tecnologia de UTI para atender pacientes em situações de urgência e emergência.
Segundo a secretária do município, Drª. Flavia Azevedo e a Prefeita Vanuza Valadares (UB), a nova ambulância está inserida no processo de renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Ministério da Saúde e será destinada ao transporte de pacientes de Porangatu e região.
“Esses benefícios refletem o compromisso do governo municipal e o Poder Legislativo, que estão buscando junto ao governo federal mais investimentos com a saúde e o bem-estar da população de Porangatu”, destacou o vice-Presidente da Câmara, Rafael Miguel, ao portal Câmara.
Além da ambulância avançada, também será entregue à Secretaria Municipal de Saúde um veículo zero quilômetro (Kwid) para atender às demandas administrativas, fortalecendo ainda mais o atendimento à população. O veículo é fruto de emenda parlamentar da deputada federal Magda Mofatto, no valor de R$ 73.500,00 (veículo de passeio para transporte de equipe, bicombustível, direção hidráulica, câmbio manual, com ar condicionado).
Saiba mais Sobre o SAMU Regional Norte Goiano/Serra da Mesa
Este serviço foi implantado em agosto de 2007, o SAMU Regional atende uma área abrangente que inclui Porangatu e outros 21 municípios da região Norte Goiano e Serra da Mesa, tendo a estrutura com base central em Porangatu e oito bases descentralizadas.
A Central de Regulação de Urgências, localizada na base central em Porangatu, é responsável por coordenar os atendimentos de toda a regional, que realiza, em média, 950 atendimentos mensais por meio de unidades de suporte básico, avançado. Ao todo a unidade possui: duas ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado, duas para reserva técnica e duas motolâncias.
Por: Marcelo Toler – Comunicação
foto: Paulo César – Comunicação