Na manhã desta quinta-feira, 27/02, na sala de comissões permanentes Vereador Joaquim de Barros Garção, um importante encontro entre os vereadores Rafael Miguel (REPUBLICANOS), Lucas Freitas (PSD), Dayany Martins (PL) e Cristhian Chagas (PSDB), com representantes da Associação de Pais e Protetores de Autistas de Porangatu. O objetivo da reunião foi convida-las, para participar de uma reunião para a criação da frente parlamentar em defesa da pessoa com autismo, elas e muitas famílias no município que enfrentam diariamente os desafios impostos pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os membros da associação na oportunidade descreveram as dificuldades enfrentadas por essas famílias. Um dos principais pontos levantados foi a escassez de profissionais capacitados para atender as crianças autistas nas escolas. Essa falta de suporte individualizado tem gerado situações de estresse e ansiedade, tanto para as crianças quanto para seus familiares.

Os dados apresentados durante a reunião são alarmantes. A Associação de Pais e Protetores de Autistas de Porangatu registrou um crescimento significativo no número de crianças diagnosticadas com TEA.
Dados da Associação de Pais e Protetores de Autistas de Porangatu tinham em registro apenas 60 crianças com TEA, onde atualmente este número já está em 214 crianças com laudo de TEA (Transtorno do Espectro Autista), e um novo estudo está em andamento para atualizar esses dados. Essa realidade evidencia a urgência de ações efetivas por parte do poder público para garantir que essas crianças tenham acesso a um atendimento adequado e a um ambiente escolar inclusivo.

Este encontro é um passo importante para a criação desta frente parlamentar de defesa e conscientização sobre o autismo e a necessidade de políticas públicas que garantam direitos e dignidade a todas as crianças, independentemente de suas condições e buscar esforços pela luta por um futuro melhor para as crianças autistas de Porangatu e a união entre a sociedade civil e o poder público é fundamental para transformar essa realidade.
Por: Marcelo Toler – Comunicação
Foto: Designer: Paulo César – Comunicação