Nós do Poder Legislativo Porangatuense, recebemos com imenso pesar o falecimento da Drֺª Ana Braga de Queiroz, ex-primeira dama do município. Uma mulher que deixa um legado para sempre na história de Porangatu, Goiás e o Brasil.

Entre muitas lutas das causas da sociedade está sua atuação na conquista dos direitos civis das mulheres goianas e brasileiras, notadamente na política e no serviço público.

Uma mulher atuante e na trajetória como parlamentar, primeira-dama, professora e dona de uma voz firme, forte e inspiradora na tribuna que certamente é uma eterna professora para muitas gerações de homens e mulheres públicos.

A Câmara de Vereadores agradece a Drª Ana Braga por seu espírito público e destemido e pelas sábias palavras de coragem e afeto e, principalmente, por seu exemplo como parlamentar e cidadã.

Ana Braga morreu nesta terça-feira, 20/06 e completaria 100 anos em 29 de novembro deste ano.

O velório de Ana Braga acontece na Capela Imperial do Cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento será no Cemitério Santana, às 13 horas.

TRAJETORIA PÚBLICA:

A ex-vereadora eleita em 1947, dois anos após entrar na política, ao declarar apoio à candidatura de Coimbra Bueno para o governo de Goiás e fundar o diretório regional da União Democrática Nacional.

Drª Ana Braga é natural de Peixe (TO), ainda jovem mudou-se para Goiânia,  na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), tornou bacharela em geografia e história, e licenciada em filosofia. Além de se formar em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em 1959, foi eleita deputada estadual em Goiás e, no ano seguinte, transferiu o domicílio eleitoral de Goiânia para Tocantinópolis para acompanhar o marido, que foi eleito prefeito da cidade.

Em 1977, tornou-se primeira dama de Porangatu.

Em 1984, no governo Ary Valadão, foi nomeada consultora técnica da Companhia Agrícola do Estado de Goiás . No primeiro governo de Iris Rezende Machado, assumiu a coordenadoria-geral do Departamento de Administração da Secretaria da Fazenda.

Na Sessão Solene Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher de 2016. Foram agraciadas as ex primeiras damas do município. Acompanhe o pronunciamento da ex primeira dama DOUTORA ANA BRAGA , Gestão de; 1977 à 1983.